A União da Ilha da Magia (UIM) foi a segunda escola a desfilar na passarela Nego Quirido, em Florianópolis, na madrugada deste domingo (2). A apresentação que teve início às 0h15 contou a história do músico Bob Marley.
A UIM é a mais nova das agremiações, fundada em 2008, teve o tema “Da Lagoa à Jamaica, uma viagem ao lado do Rei”. A história da Jamaica, a trajetória da banda de Bob, The Wailers, o impacto das mensagens de paz e políticas do líder do reggae, a religão rastafári, além do impacto do ritmo no Brasil e no mundo foram abordados. A escola, que levou o título no último desfile, desceu a Nego Quirido com 2500 integrantes, 17 alas e 3 carros alegóricos.
(Carro alegórico dourado de Bob)
A comissão de frente representou a música, e teve um palco com um dançarino como Bob Marley. Antes do abre-alas, foi montada uma tenda negra onde saiu o cover do cantor, Rafael Alves de Campos, de 28 anos.
"Eu sou arquiteto, mas faço dança. Tenho uma amiga que é da escola. Por eu ser parecido com Bob e amar o reggae fui escolhido. Estou muito honrado." - disse.
(Rafael, o cover de Marley da União)
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira desfilou com as cores da bandeira da Jamaica: verde, amarelo e preto. Já o segundo casal desfilou com trajes sobre mudanças ambientais promovidas pelo reggae. A madrinha de bateria Paula Paes tinha o nome gravado até nos sapatos.
PRESENÇAS ILUSTRES
(Alison Stone Roofe e Bunny Wailer)
Cindy Breakspeare, que foi companheira de Bob Marley e é mãe de Damian Marley, também participou do desfile, no último carro "Bob Marley - O filme".
SAMBA ENREDO
Composto por Julio Maestri e Vinícius, o samba enredo que misturou a magia do reggae music com a alegria do carnaval, embalou a Nego Quirido, e homenageou o rei Bob Marley e toda a cultura do reggae com muito respeito e carinho. Ouça abaixo o samba enredo.
(Da Lagoa à Jamaica, uma viagem ao lado do Rei)
CARROS ALEGÓRICOS
Ala das Baianas trouxe o tema "A Rainha Torna a Jamaica Independente", quando a Rainha Elizabeth II declarou a independência da Jamaica. Já a bateria representou o samba e o reggae. O segundo carro levou símbolos da religião rastafári, como o leão de Jah e Haillé Selassié, que foi presidente da Etiópia e é considerado o símbolo religioso do deus encarnado.
(Carro com Bunny Wailer e Andrew Tosh)
A escola apresentou também um quadripé com a Taça Jules Rimet. Em 1980, Bob Marley esteve no Brasil batendo bola no campo de futebol da casa de Chico Buarque de Holanda com a presença do jogador da seleção Paulo Cesar Caju.