Facebook - Reggae Raiz Youtube - Reggae Raiz Twitter - Reggae Raiz Pinterest - Reggae Raiz Google Plus - Reggae Raiz

Jai Mahal e Os Pacíficos da Ilha

 Compartilhe

Sobre o Colaborador

  • Tiago Rocha
  • Membro desde: 02/01/2012
  • João Pessoa, PB
  • Cargo: Administrador
Curtir
0 Pessoas
Não Curtir
0 Pessoas
https://www.facebook.com/jaimahaleospacificosdailha


Biografia


Na década de 70, eram poucas as pessoas que se aventuravam pelo mundo do reggae neste país. Jai Mahal tinha 16 anos quando conheceu o ritmo jamaicano, em 1977. Tornou-se um fã inveterado e grande pesquisador. A partir de então, sua história se uniu com a trajetória do reggae no Brasil.

Sua primeira investida na música foi em 1978, ao lado de Nando Reis, Vange Leonel, Cao Hambúrguer e Paulo Monteiro. Os então alunos do colégio paulistano Equipe, eram a banda Camarões, que já fazia suas incursões pelos ritmos Jamaicanos.

Dois anos mais tarde, Jai Mahal e Nando Reis passaram a ensaiar covers de Bob Marley. Junto com Antonio Malta formaram o trio Walking Lions, onde revezavam baixo, bateria e guitarra só para ver se aprendiam alguma coisa. Nando Reis saiu para se juntar aos Titãs e mais tarde os Walking Lions tornou-se uma agremiação esfumaçada que reunia um verdadeiro clã de pessoas ávidas para o aprimoramento da música de Jah.

Dali surgiu a primeira geração de bandas do reggae paulistano nos anos 80: Sinsemila, Pacíficos da Ilha e Nomad, que povoavam o mítico teatro Mambembe ao lado do pessoal que vinha despontando com o hip hop como Thaíde & DJ Hum.

Nos anos 90 vieram as festas no Aeroanta e no Dama Xoc, com o reggae invadindo São Paulo. Um dos responsáveis por isso foi o programa Reggae Raiz comandado por Jai Mahal e China Kane, na rádio Brasil 2000 – 107,3 FM.

Ao mesmo tempo em que Jai Mahal se apresenta com os Pacíficos da Ilha, o programa Reggae Raiz completa 18 anos em janeiro de 2006 e passa a ser transmitido na rádio UOL, onde está até hoje.

Original Café, o primeiro disco de Jai Mahal e Os Pacíficos da Ilha foi lançado em 1991, em vinil mixado e prensado na Jamaica, na Tuff Gong de Bob Marley. Foram exatas 80 cópias que Mahal vendeu naquela confusão que era a Jai Mahal Records. A lojinha de discos e bar que virou o centro do movimento reggae paulistano, atraindo mais de 3.000 pessoas por noite nos finais de semana, revolucionou o movimento de bares na Vila Madalena. A balada pegava fogo!

Depois de uma ressaca, em 1998, a banda produziu a faixa “Mania de Perseguição” para a versão em CD do Original Café. O relançamento, em 2000, deu o que falar: Jai Mahal faz uma performance em frente ao prédio da antiga MTV, aonde ficou acampado com móveis e geladeira durante três meses. “Malucão larga a vida boa para morar na rua” foi o título da matéria no Notícias Populares.

Com a bagagem de quatro idas à Jamaica, sendo que duas delas contaram com a cobertura do mítico festival Reggae Sunsplash, Jai Mahal retomou os Pacíficos da Ilha formando um quarteto com o tecladista Albert Lemos e os lendários irmãos Bagão e Baguinho, donos da agitada “Adega do Reggae” do Parque Arariba. Da trajetória com os "irmãos Bago" ficou registrado o álbum Ao vivo nos estúdios da Brasil 2000 gravado na maratona do Rock de 2004.

Em paralelo, o reggaeman tupiniquim segue como radialista, dividindo seu infinito conhecimento sobre os ritmos da ilha da fumaça. Em 2005 é contratado pela rádio Cultura AM para apresentar o programa "Reggae de Bamba" que destaca a produção de reggae nacional e também produzir e apresentar o “Bamba Jam”, fazendo a mandinga de bons sons com a nossa M.P.B. Na rádio UOL, o Reggae Raiz - que já tem 26 anos - segue no ar com mais de 15 mil ouvintes a cada edição.

Como se não bastasse, agora Mahal ainda inventou de apresentar ao lado do historiador e ativista Pedro Comuna, o programa "Já regou suas plantas?" na Radio Cidadã a comunitária do Butantã.

Em 2014 começa mais um capítulo na trajetória de Jai Mahal e, consequentemente, na história do reggae brasileiro. O disco Invisívelman está na área, aperte o play!

Sem Comentários

Visitante
Olá, visitante. Faça agora seu cadastro e participe do nosso site.
Criar Conta Login